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Fiscal | 30 de abril de 2021

A RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO TRIBUTÁRIO PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS

Utilizada como alternativa para corrigir alguns erros financeiros e recuperar o dinheiro perdido no passado, a recuperação de crédito tributário para farmácias e para outros segmentos comerciais é um direito assegurado por legislação e pode ser feita por empresas de produtos que se enquadram no regime monofásico: bebidas, perfumaria, remédios, combustíveis, autopeças, veículos e máquinas.

A recuperação de crédito tributário para farmácias e drogarias é uma atividade que envolve o levantamento e o resgate de tudo o que é pago pelo sujeito passivo, ou seja, as empresas que pagam tributos: impostos, taxas e contribuições de origem federal, estadual ou municipal.

Planejamento minucioso: como recuperar, qualificar e quantificar

A recuperação de crédito tributário para farmácias e drogarias deve funcionar sobre todos os tributos que foram pagos de forma indevida ou a mais, por isso, é preciso verificar os valores com uma equipe de gestão fiscal, assegurando tudo aquilo que foi declarado e o valor efetivamente recolhido.

No caso de farmácias, drogarias e outras empresas que fazem parte do Simples Nacional, essa recuperação, que normalmente trabalha com valores de, em média, 23 mil reais para receber, faz parte de um planejamento que oferece uma série de benefícios e oportunidades.

Oportunidades para o fluxo de caixa: crédito tributário para farmácias e drogarias

Ao transformar os valores recebidos de impostos pagos a mais em possibilidade de aumentar o fluxo de caixa para a empresa, a recuperação de crédito tributário para farmácias e drogarias conta com um processo bastante simplificado e que prevê muitas vantagens, tais como:

  • a garantia de uma sustentabilidade financeira a longo prazo para os estabelecimentos, já que o dinheiro recuperado pode ser aplicado em outras áreas e servir, claro, como meio seguro de investimento para o negócio;
  • esse tipo de recuperação proporciona um retorno de grande parte dos impostos cobrados a mais, em especial o PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • todo o trabalho é realizado completamente dentro das bases legais de acordo com a Solução da Consulta Cosit proferida em maio de 2017 pela Secretaria da Receita Federal;
  • facilidade do processo: a recuperação de crédito tributário para farmácias e drogarias funciona em 3 fases – identificação e apuração; retificação e a recuperação de créditos em si;
  • a identificação e apuração consistem na realização de umaauditoria para identificar todos os impostos que foram pagos a mais, nesse momento, é necessário trabalhar em conjunto com uma empresa séria e experiente em contabilidade;
  • na retificação, após a apresentação das declarações dos últimos 60 meses, é o momento em que esses valores precisam ser reconhecidos oficialmente pela Receita Federal;
  • por último, para a realização efetiva da recuperação de crédito tributário para farmácias e drogarias é necessário que os valores sejam atualizados pela taxa Selic e recuperados por meio da compensação com obrigações futuras, de restituições administrativas ou de acordo com as especificações da empresa e
  • a recuperação pode ser acompanhada pelo cliente por meio do portal do Simples Nacional.

Soluções em contabilidade

Com uma série de especificações que devem ser cumpridas para evitar problemas mais complicados, é importante que, para realizar a recuperação de crédito tributário para farmácias e drogarias de maneira adequada e segura, exista o acompanhamento de uma empresa de contabilidade.

Como um tipo de assessoria especializada, a Eggers Contabilidade, que possui uma larga experiência na área contábil, fiscal, pessoal, de imposto de renda, auditoria societária e tributária, oferece serviços de excelência e profissional em contínua especialização, para assim, assegurar o que existe de melhor e mais atualizado no ramo da contabilidade.

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